blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

11 de fevereiro de 2002

O Sol Brilha Eternamente Sobre o Mundo De Língua Portuguesa



Ainda há pouco, quem estava assistindo ao desfile das escolas de samba do Rio como eu pôde acompanhar o interessantíssimo tema da Unidos da Tijuca: "O sol brilha eternamente sobre o mundo da Língua Portuguesa". Lindo isto, não? :-)

Fantástico ver a amada Língua Portuguesa cantada em samba & verso deste jeito... Que bela surpresa! Também acredito que a língua é força e união, e esses eventos que cantam a lusofonia me deixam emocionada... Literalmente. ;-)

Conheça, na íntegra, o samba-enredo da escola, cujos autores são Haroldo Pereira e Valtinho e o puxador-intérprete é Wantuir:

"Portugal
Nas caravelas do idioma naveguei
Nessa aventura lusitana
Os cinco continentes alcancei
"bordei" palavras sobre as Ondas do mar ( Oi! do mar )
E na linha do horizonte
A língua se fez poesia uma odisséia de amor
"Navegar é preciso" de angola ao timor ( ô,ô,ô )
Cultura ! riqueza !
Iluminando o mundo de língua portuguesa

Trago à mesa a alegria e amor !
Que a família tijucana, chegou !
Com bom papo e harmonia e samba no pé !
A minha língua, é minha pátria, é minha fé !

Sopra o vento dos deuses
Pra língua "semear"
Na costa africana na voz dos orixás
"Temperei" com arte em goa
E mercados de macau
Fala brasil ! brasil ...
A "morenice" em um povo encontrei
Mundo novo me apaixonei hoje é só sedução
Salve a luta do timor !
Pela "liberdade expressão"

Rasgou no céu um cometa
Explode em sete cores
A nova era, oito esplendores
A língua é força, é união
A homenagem vem na cauda do pavão"


Conheça o site da escola de samba carioca Unidos da Tijuca, link fresquinho que acabei de conhecer.