blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

7 de maio de 2003

Paisagens Sonoras



"O conceito de paisagem sonora surgiu no final dos anos 60 com pesquisadores da Simon Fraser University no Canadá. Liderados por Murray Schafer, este grupo de pesquisa formou o World Soudscape Project (WSP) com a finalidade inicial de estudar o meio ambiente sonoro. Mas a filosofia de estar atento ao som natural de ambientes já encontrava adeptos entre alguns músicos do século 20 e está presente na obra de vários compositores contemporâneos.

Na década de 50, John Cage já provocava os ouvintes a escutar o silêncio nas composições e atentar aos ruídos espontâneos nos ambientes. Cage utilizava o acaso como parte de suas composições, sem determinar previamente as suas obras e dizia que "a música são os sons a nossa volta", ampliando as concepções e as possibilidades da música.

O termo "soundscape" foi criado por Schafer adaptando a palavra "landscape" (paisagem) para um sentido relacionado ao som. No Brasil, a tradução de "soundscape" para "paisagem sonora" foi feita na versão em português do livro "O Ouvido Pensante", publicado em 1997.

Este ideal de aguçar os sentidos da audição para a percepção de sons, que na maioria das vezes passam despercebidos, é a base do conceito de paisagens sonoras.

Entender o ouvido como parte de um sistema perceptual faz toda a diferença para o estudo da percepção."

FONTE: Blog Mosaico Eletrônico da Música Improvisada Experimental, post de 12/11/2002

O site acima faz referências a informações do NICSNEWS, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, que fala mais sobre o grupo de pesquisa World Soudscape Project.