Paisagens Sonoras
"O conceito de paisagem sonora surgiu no final dos anos 60 com pesquisadores da Simon Fraser University no Canadá. Liderados por Murray Schafer, este grupo de pesquisa formou o World Soudscape Project (WSP) com a finalidade inicial de estudar o meio ambiente sonoro. Mas a filosofia de estar atento ao som natural de ambientes já encontrava adeptos entre alguns músicos do século 20 e está presente na obra de vários compositores contemporâneos.
Na década de 50, John Cage já provocava os ouvintes a escutar o silêncio nas composições e atentar aos ruídos espontâneos nos ambientes. Cage utilizava o acaso como parte de suas composições, sem determinar previamente as suas obras e dizia que "a música são os sons a nossa volta", ampliando as concepções e as possibilidades da música.
O termo "soundscape" foi criado por Schafer adaptando a palavra "landscape" (paisagem) para um sentido relacionado ao som. No Brasil, a tradução de "soundscape" para "paisagem sonora" foi feita na versão em português do livro "O Ouvido Pensante", publicado em 1997.
Este ideal de aguçar os sentidos da audição para a percepção de sons, que na maioria das vezes passam despercebidos, é a base do conceito de paisagens sonoras.
Entender o ouvido como parte de um sistema perceptual faz toda a diferença para o estudo da percepção."
FONTE: Blog Mosaico Eletrônico da Música Improvisada Experimental, post de 12/11/2002
O site acima faz referências a informações do NICSNEWS, Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora da UNICAMP, que fala mais sobre o grupo de pesquisa World Soudscape Project.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home