blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

7 de maio de 2003

A Cidade do Som



Um parque temático em que as imagens ficam em segundo plano e a principal atração é o som. Assim é a Cité du Son (Cidade do Som), que será criada numa área florestal de 15 hectares em Vierzon, perto de Paris, e cuja inauguração está prevista para 2006.

O projeto foi concebido pelo compositor de música experimental e sound designer Michel Redolfi, que registrou sons diversos, inclusive na Amazônia e na Austrália. Redolfi gravou seu "ambiente sonoro" amazônico em Porto Velho/Roraima, e afirma que "Os sons foram registrados perto de uma represa, que destruiu um ambiente onde viviam animais e espécies vegetais, que retornaram à região pouco depois, dando uma incrível mostra de resistência".

O interessante é que, com o auxílio de cientistas, engenheiros de som e antropólogos, Redolfi parece ter projetado uma espécie de ciberespaço sonoro, baseado no conceito de soundscape ou paisagem sonora, onde o visitante poderá, segundo o músico, utilizar objetos semelhantes ao usados pelos homens das cavernas para comer e caçar e ele mesmo criar "sons pré-históricos".

Além de suas pesquisas sonoras relativas à Pré-História, o músico planeja reproduzir o som cósmico primordial do Big Bang e também reconstruir o ambiente sonoro em que o bebê está mergulhado durante a gestação.

Segundo Redolfi, toda essa complexa pesquisa objetiva desenvolver não meramente um parque temático de diversão, mas um ambiente "terapêutico, holístico, em que as pessoas possam sentir de fato o que estão ouvindo".

FONTE: JC E-mail 2206