blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

8 de outubro de 2002

Os labirintos kafkianos da vida contemporânea



"Na vida contemporânea, o alicerce operacional vai sendo gradativamente assentado sobre computadores e programas, que formam um universo informacional, que interage com todos, indistintamente. Esse mundo de informações constitui um terreno fértil para o renascimento de labirintos, que Kafka tanto explorou em sua literatura."

Este é um trecho de um interessante artigo que li hoje no JC-Email, escrito por Virgílio Almeida e com o interessante título "Os Labirintos Kafkianos da Vida Contemporânea".

O autor diz que a antiga burocracia dos "corredores de papéis" tem sido substituída pela tecnologia não-humana dos computadores, tão complexa e labiríntica quanto a outra velha e conhecida burocracia. Na verdade, os labirintos burocráticos promovidos pelas novas tecnologias informáticas seriam responsáveis por "crimes" e "vítimas" tão aleatórios e absurdos quanto o crime descrito no livro "O processo", de Franz Kafka.

Acho válida e interessante a metáfora utilizada por V. Almeida. Mas não podemos nos esquecer que os computadores, embora alimentados por softwares de programação numérica, são, bem ou mal, dirigidos pela mente humana. Foi o homem que criou o computador à sua imagem e semelhança; portanto, parece absurdo pensarmos num controle dos computadores sobre os homens, à revelia destes.

Se há um descaso para com a qualidade e a forma de organização da informática, a responsabilidade é humana. Se há um labirinto burocrático nos corredores de informação informática, é porque os homens ainda estão repetindo os mesmos erros burocráticos de antes. A novidade, aqui, seriam apenas os novos suportes tecnológicos de armazenamento da informação, em contraposição (?) aos papéis - embora o número de documentos impressos tenham se multiplicado terrivelmente com o advento do computador e das impressoras. Isto, para mim, nada mais é que uma prova contundente e irônica de que ainda não sabemos o que fazer com tanta tecnologia criada nem com tanta informação.

Na verdade, acho que ainda é muito cedo para dizer que o "labirinto informático" é uma característica emblemática de nossa era tecnológica. Ainda estamos engatinhando em termos de Teoria da Informação e quanto à gestão de documentos eletrônicos, tentando criar (recriar?) uma lógica que de fato organize e administre nossos complexos sistemas de informação.

A nova burocracia tecnológica, a meu ver, surge em decorrência disto, pois como humanos ainda não soubemos superar os erros do passado e nos adaptar às novas formas de pensamento contemporâneas.

Enquanto vivemos este crudelíssimo período de transição entre a era analógica e a era digital, ainda temos muito que questionar, rever, re-organizar, aprender... Talvez, até, re-aprender como éramos antes da instauração da burocracia dos papéis.

FONTE: JC e-mail 2134