blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

9 de outubro de 2002

As origens da escrita



Descobri um site americano bastante interessante, da Universidade de Utah: "The origins of writing" (As origens da escrita). Como o próprio título indica, conta as origens da escrita em vários capítulos-livros: os alfabetos inventados, a estética dos hieróglifos, a escrita gaulesa, a caligrafia chinesa, a escrita européia, dentre outros.

Há, inclusive, informações sobre o calendário maia e a evolução da cultura oral (dos "story-tellers") para a cultura escrita através dos contos de fada, dando o exemplo um dos mais famosos contos trans-nacionais: "Cinderela".

Na seção "Writing Mediums" (Meios ou suportes de escrita), você conhecerá com detalhes a evolução dos suportes desenvolvidos pelo homem para seus registros culturais, indo da escrita cuneiforme à imprensa de Gutemberg, passando pelo papiro, pergaminho e outros.

O mais interessante é que, ao se falar das origens da escrita, acaba-se fazendo uma narração histórica - uma vez que a História, conceitualmente falando, inicia-se com o surgimento da escrita.

Como diria o "Humanista da Era da comunicação" Marshall McLuhan, realmente "o meio é a mensagem": os suportes da comunicação humana dizem tudo. Ou quase tudo.