blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

15 de setembro de 2001

Dançando com lobos



Algo de que as pessoas estão menos conscientes no seu dia-a-dia é o efeito que suas pequenas ações podem causar em outras pessoas.

Embora considere isto uma grande verdade, não falo sozinha: pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology, in Boston/US) basearam-se neste fato para desenvolver um ambiente multimídia virtual de inteligência artificial chamado Alpha Wolf Project, no qual as pessoas podem interagir com lobos e aprender a viver como um deles. É isto mesmo. Os pesquisadores dizem que, com essa "interação" com lobos, talvez fique mais fácil compreender como as pessoas se comportam socialmente.


Equipe do Alpha Wolf Project

[A equipe do Alpha Wolf Project, do MIT, brincando com lobos virtuais]


Com a possibilidade de se tornar um filhote lobo e participar de uma verdadeira matilha, o usuário do Alpha Wolf Project aprende que suas atitudes tanto influenciam quanto dependem do comportamento dos outros lobos, desenvolvendo assim habilidades sociais. Inclusive habilidades de comunicação e negociação.

O mais interessante de tudo é a gente precisar aprender a lidar com lobos, animais conhecidos por suas habilidades societárias, para reaprender a ser humano. Parece aquela história de ter que dar alguns passos atrás (no caso, alguns milhões de anos de vivência em bandos e socialização) para poder seguir em frente.

Afinal... não somos todos mamíferos? ;-)