blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

15 de julho de 2003

Redes de conhecimento livre



"A Internet, de redes e serviços telemáticos, passa a ser concebida pelos seus utilizadores como espaço de pesquisa de informação, de encontro e de partilha, ou seja, a Internet gera uma espacialidade inteiramente abstrata que é reforçada pelas metáforas de navegação e de site (lugar). Gera-se uma proximidade que nada tem a ver com a proximidade geográfica, mas sim com a proximidade representacional que promove a idéia de comunidade.

"(...) Com o ciberespaço, surge uma perspectiva totalmente nova, que já vem promovendo a construção de um novo espaço de relação, o espaço do saber. Neste espaço, as relações e as comunicações já não são necessariamente do tipo broadcasting (comunicação centralizada de um para muitos) mas descentrada, onde muitos se comunicam com muitos ao mesmo tempo. Ele permite a constituição de formas de organização econômica e social referenciadas na inteligência coletiva e na valorização do humano em sua variedade e diversidade: as redes."

Este é um pequeno trecho do artigo "Redes, conhecimento e software livre" escrito por Marco Almeida, Analista de Suporte da RITS. Artigo, por sinal, muito bom.