blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

15 de julho de 2003

"Brazil: Além do Cidadão Kane" completa 10 anos



O documentário "Muito Além do Cidadão Kane", dirigido por Simon Hartog e produzido pela rede inglesa BBC, está completando dez anos, embora continue inédito no Brasil e muita gente absolutamente desconheça sua existência.

Simon Hartog, um dos mais polêmicos diretores da velha escola britânica de documentários, mostra nesta produção os bastidores da criação das Organizações Globo e sua transformação em um poderoso império de mídia.

Tendo como personagem principal Roberto Marinho, considerado popularmente como o "grande-todo-poderoso" da Globo, o documentário traça um paralelo entre a sua vida e a de Charles Foster Kane, um magnata que é principal personagem do filme "Cidadão Kane", criado por Orson Welles em 1941.

Filme


Filme


Exibido pela primeira vez em 1993, pelo Channel 4 britânico, este trabalho é um verdadeiro documento histórico, pois mostra o envolvimento da TV Globo durante o período da ditatura militar no Brasil e revela, entre outras coisas, de que forma a edição de um debate televisivo entre Lula e Collor ajudou Collor a vencer as eleições presidenciais de 1989.

O fato é que a grande maioria dos brasileiros não teve a oportunidade de assistir a este documentário - com excessão daqueles que tiveram acesso às várias cópias piratas que circularam vorazmente no "underground" acadêmico da época. Para fortalecer esse processo de desinformação pública, o documentário ainda permanece [oficialmente] inédito no Brasil devido a vários e recorrentes artifícios jurídicos usados por advogados da Globo.

Para quem dispõe de banda larga e quiser assistir ao documentário sobre a Globo, pode encontrá-lo disponível em algumas "videotecas" na Internet, sob o título "Beyond Citizen Kane".

É a internet deixando espaço livre para a democratização da informação.

FONTE: VIDEOTEXTO.TV