blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

31 de maio de 2003

Videogames estimulam habilidades visuais



Li na IDG NOW! um estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Rochester que concluiu que os videogames estimulam nos jogadores um melhor processamento visual e cerebral.

Segundo a pesquisa, os fãs de games conseguem perceber e visualizar cinco objetos ao mesmo tempo, ou 30% acima dos que não jogam games. Tais jogos podem, inclusive, gerar efeitos positivos em pacientes de catarata e miopia.

Ironicamente, os jogos "menos desejáveis socialmente", como os mais violentos e agressivos, são os que mais têm chance de causar efeitos mentais e visuais positivos. A natureza violenta, que incita à postura de "sobrevivência" por parte do jogador, seria possivelmente o grande diferencial para os estímulos cerebrais.

Para quem, entretanto, acha que essa história de estimulação cerebral através dos videogames é novidade, recomendo enfaticamente a leitura do livro "O desenvolvimento do raciocínio na era da eletrônica - Os efeitos da tv, computadores e videogames", de Patricia Marks Greenfield, lançado no Brasil pela Summus Editorial em 1988. O trabalho original em inglês, na verdade, é de 1984.

Aliás, não é nada difícil encontrar informações sobre a pesquisa de P. Marks na rede. A maioria das faculdades de Comunicação e Educação, senão todas, utilizam seu livro como bibliografia obrigatória.