blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

11 de outubro de 2001

Computação Gráfica, Realidade Virtual e Hipermídia

De 15 a 19 de outubro ocorrerá, em Florianópolis, uma série de eventos importantes sobre Computação Gráfica, Realidade Virtual, Sistemas Multimídia, Hipermídia e assuntos correlatos.

Um dos eventos é o 14º Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagem, que abordará temas como Sensoreamento Remoto, Processamento de Imagem, Visão por Computador, Computação Grafica, Geometria Computacional e Modelagem Geométrica. Entre os palestrantes internacionais estarão Nina Amenta (Universidade do Texas, EUA), que falará sobre "Reconstrução de Forma a partir de pontos", e Edward Riseman (Universidade de Massachussetts, EUA), que abordará o tema "Mosaicos de Imagens aéreas para Ciência Ambiental".

Paralelamente ao este Simpósio, ocorrerão também o 4º Simpósio de Realidade Virtual, o 7º Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia e o 4º Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais.

Alguns destaques:
- Mini-curso "Projeto e Construção de Mundos Virtuais em CAVERNAS Digitais" (João Antonio Zuffo, Escola Politécnica da USP)
- "Ambientes Virtuais Cooperativos, LRVChat3D, um Estudo de Caso" (Onivaldo Rosa Junior)
- "Uma Comunidade Virtual em Construção: Início de um Encantamento" (Luciane Sayuri Sato)
- Palestra internacional "Online Communities: Designing Usability, Supporting Sociability", sociabilização real x cidades-fantasma eletrônicas (Prof. Jenny Preece, University of Maryland)
- Sessão técnica sobre Animação e Simulação >"Arena and Woxbot: First Steps Towards Virtual World Simulations" (Universidade Federal do Ceará)
- "Alternativas de Interação numa sociedade que envelhece" (André Xavier)
- "Ergonomia da Informação: apontamentos para webdesigners" (Anna Lúcia Vieira e Silva), dentre outros.

As conferências acontecerão de 15 a 19 de outubro de 2001, no Hotel Maria do Mar em Florianópolis, Ilha de Santa Catarina. Há muita coisa interessante. Se puder, não perca.

Confira a Programação Preliminar
Mais informações: http://www.inf.ufsc.br/info2001