blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

3 de outubro de 2001

HQTRÔNICAS: Histórias em Quadrinhos migram do papel para a internet

No dia 27/set, meu amigo Edgar Franco (que recentemente recebeu menção-honrosa no 13º Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica, em setembro deste ano), quadrinhista, poeta, arquiteto e pesquisador em artes & novas tecnologias, recebeu o título de mestre pelo Instituto de Artes/Multimeios da UNICAMP com a dissertação "HQTRÔNICAS - Histórias em Quadrinhos Eletrônicas", orientada pelo Dr. Gilbertto Prado.

A defesa da tese/dissertação, à qual tive o prazer imenso de assistir, foi objeto de matéria da revista "ComCiência - Revista Eletrônica de Jornalismo Científico", do SBPC, que vale a leitura:

Quadrinhos migram do papel para a Internet
Um novo espaço para a veiculação das histórias em quadrinhos, a internet, foi o tema da dissertação de mestrado do pesquisador Edgar Silveira Franco, do Instituto de Artes da Unicamp, defendida no último dia 27. (Leia mais)

A dissertação de Edgar acompanha um CD-ROM com as HQTRÔNICAS de sua autoria, que eu considero imperdíveis - tanto para quem pesquisa quanto para quem se deleita com as artes visuais, especialmente Histórias em Quadrinhos. O CD inclui a produção premiada do VideoBrasil ("NeoMasoPrometeu").

Para quem não tem acesso ao CD-ROM "HQTRÔNICAS", adianto que "NeoMasoPrometeu" está para se transformar em site, em breve. Antes disto, você pode conhecer um pouco do trabalho do Edgar em seu site pessoal.