blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

15 de setembro de 2002

Cultura & Política @ Ciberespaço

"Cultura & Política @ CiberEspacio" é o título escolhido para o 1º Congresso on-line promovido pelo Observatório para a CiberSociedade, de Catalunya/Espanha, cujo objetivo é estimular a investigação e a curiosidade sociológica sobre o ciberespaço, entendendo este como um fenômeno sócio-cultural, e não meramente tecnológico.

Trata-se de um espaço on-line, em língua espanhola, para a reflexão, análise e discussão do ciberespaço e do cibersocial com base nas ciências humanas e sociais, em que estudiosos de todo o mundo irão discutir a internet. Como o próprio Observatório enfatiza, é "Um espaço de reflexão e debate a partir de e para a a Rede. Um projeto de trabalho colaborativo tão inovador em sua temática como em seu formato."

Alguns dos temas abordados no Congresso:

>> Ciberespacio y religiosidad...
>> Ciberespacio y sociabilidad...
>> Cibercultura, Gestión y Políticas Culturales...
>> Anatomías de poder y tecnologías de simulación: de la vigilancia al control...
>> Corporalidad, Virtualidad, Hibridación y Simulacro - Internet y Vida Cotidiana...
>> Ética aplicada en Internet. Estudio de la ética Hacker...

... dentre muitos outros, tão interessantes e apaixonantes quanto. Para quem considera, como eu, que para compreender melhor o ciberespaço é necessário partir do repertório das ciências humanas, conheça o site do Observatório para a CiberSociedade [em espanhol] e os foros de discussão do Congresso on-line.