blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

25 de março de 2002

Videotexto no Brasil



Pesquisando pela rede, achei uma pérola histórica: um artigo, que já havia visto em CD-ROM e não sabia que estava on-line ("O videotexto em Santos"), em que o jornalista Carlos Pimentel Mendes conta como foi a implantação do serviço de videotexto em Santos (litoral de São Paulo) em dezembro de 1982.

Para quem não sabe, o videotexto no Brasil começou graças ao pioneirismo da equipe da Associação dos Jornalistas da Baixada Santista, da qual faziam parte o próprio Carlos Pimentel e Silvio Bergamini.

Neste artigo histórico, estão imagens de como era o videotexto na época - verdadeiras relíquias! Esta era a cara do videotexto quando eu trabalhei como monitora no saudoso Laboratório de Telemática da UniSantos, o primeiro e único Lab do gênero na América Latina.

Tela de videotexto feita em Santos


Sinto que é necessário resgatar detalhes destas experiências telemáticas para a geração que não teve a oportunidade de vivenciá-la. E, a respeito disto, sinto falta de ler depoimentos ou vivências narradas pelo Sílvio Bergamini, meu orientador telemático no Laboratório da UniSantos. Ele, como um dos grandes divulgadores desta nova cultura no Brasil, tem certamente histórias fantásticas e surpreendentes para contar.

Mesa de edição do videtexto, Lab. de Telemática da UniSantos



Alô, Sílvio, um recado: por onde andam suas memórias...? ;-) Adorei as fotos que me enviou. Fazem sentir meu passado "videotexano" mais "palpável"... :-)