blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

22 de fevereiro de 2002

Redes de computadores para escolas públicas



Notícia do Intermanagers, de 18/fev:
Governo vai tentar liberar computadores para Internet nas escolas

"O ministro das Comunicações, Pimenta da Veiga, deve reunir-se esta semana com parlamentares da oposição com o objetivo de fechar um acordo para licitar a implantação de 290 mil computadores em 13 mil escolas públicas este ano.

O edital de licitação, lançado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) no ano passado para a escolha das empresas prestadoras do serviço de Internet nas escolas, foi suspenso por decisões da Justiça Federal e do Tribunal de Contas da União. Segundo a decisão da justiça, o documento está sob suspeita de ferir a Lei Geral de Telecomunicações (LGT) e a Lei de Licitações, além das regras estarem sob suspeita de fortalecer monopólios e de favorecer a empresa Microsoft na escolha do software a ser utilizado pelos computadores."

Agora, eu pergunto: não seria mais viável implantar sistemas Linux (plataforma aberta e gratuita), ao invés de tecnologia proprietária? Não seria mais interessante tentarmos começar open-source, como na França?

Se eles conseguirem pôr em prática a idéia da Sociedade Brasileira de Informação que está no papel, será maravilhoso. Algo me diz que neste país as coisas referentes à educação telemática (acesso escolar a computadores + internet, cursos sistematizados on-line e criação de comunidades estudantis, unindo regiões geográficas distantes) correrão mais rápidas do que se supõe. O negócio (literalmente) é iniciar o processo, pois demanda latente já existe.