blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

22 de outubro de 2002

A Telemática num conceito muito mais amplo



Há um outro artigo mais antigo também interessante, relacionado ao tema, que vale a pena ler: Telematics' Transforming the Automobile.

O texto, apesar de ser um pouco antigo (!), fala que aquelas "promessas de futuro", de que as pessoas poderão checar seus e-mails, ouvir suas estações de rádio preferidas e fazer compras, tudo isto e mais enquanto dirigem seus automóveis, de fato são resultado da convergência entre as tecnologias sem fio, sistemas GPS (Global Positioning Systems) e sistemas eletrônicos onboard.

O interessante é que a Telemática é tratada de forma bastante ampla, muito além dos suportes físicos que juntam as tecnologias informáticas com as telecomunicações. Telemática, aqui (e agora), é vista como provedora de "smart info" - informação inteligente, de fácil acesso e feita sob medida para as pessoas, não importam onde estejam ou o que estão fazendo.

Em suma, um conceito que amplia a própria idéia de conectividade, caminhando para o conceito de "conexão de saberes" e transformando a antiga visão do futuro: comunhão de pessoas, construção de comunidades.

FONTE: The Feature - It's all about the mobile internet, by Nokia