blog [FRACTOSCÓPIO] Rosy Feros

15 de julho de 2002

Os grilhões da identidade



Hoje tirei o dia para publicar algumas frases que me marcaram nos últimos dias. Elas dão uma boa idéia de por onde têm andado meus pensamentos:

"(...) identidade é um estereótipo imposto por uma cultura que já era e já foi. Libertar-se dos grilhões de ser alguma coisa para simplesmente ser é, talvez, a grande libertação. É uma verdadeira teologia.

O problema de todo iniciante é encontrar a sua identidade. E um dia descobre - de improviso - que nunca irá encontrá-la. E esse dia é o verdadeiro nascimento de um novo ser. Uma transformação dialética do sentido de existência. Identidade a gente não encontra nunca. Ainda bem, pois é na diversidade de ser é que se encontra a verdadeira riqueza. Quando nos livramos do fardo da identidade é que descobrimos o significado de ser. É uma libertação de nossa maior prisão: a prisão de nós mesmos.
E nesse dia surgirá um poeta, quem sabe."


Quem disse esta maravilha foi Cláudio Alex, o CAlex, que conheci na saudosa lista de discussão sobre literatura PD - Poesia Diária. Ele é professor na Escola Nacional de Ciências Estatísticas e atualmente trabalha no projeto Ponto-Futuro, sobre o uso de tecnologia computacional e redes de comunicação na educação.
[FONTE: E-Zine Balacobaco nº 26]